Pular para o conteúdo principal

Os 13 porquês - Jay Asher

Hannah Baker se matou, esse é um fato já conhecido, então Clay Jensen e nós vamos descobrir juntos os 13 motivos/culpados por isso acontecer.


Sim esse é o começo da história!
O que leva a uma adolescente a cometer suícidio?
Você sabe?
Eu sei. Quase fiz uma vez...

Então, a leitura foi um pouquinho mais pessoal do que eu achava que seria, Hannah grava 13 fitas e vai passando entre " os 13 culpados " pela sua morte o que essas pessoas fizeram (ou não fizeram) para que ela chegasse a esse ponto.
O livro vai fazer você virar páginas compulsivamente, em narrativa dupla "nós ouvimos" (lemos) o que Hannah disse nessas 7 fitas junto com Clay Jensen que até então não faz ideia do porque ele recebeu essas fitas, e os pensamentos dele enquanto ela conta a história sua história.
No final da minha versão tem uma entrevista com Jay Asher em que ele fala que a inspiração para tratar do tema suicídio veio de uma parente dele que tentou se matar, mas sobreviveu, com o objetivo que as pessoas comecem a prestar atenção nessa pessoa, e identificar os sinais, pois as vezes o que a pessoa está querendo é apenas alguém que a salve de si mesma, que faça valer a pena continuar vivendo.

O pensamento de um suicida em potencial é muito próximo de um pensamento de uma pessoa deprimida. As pessoas acham que os deprimidos são tristes. Não! Eles simplesmente não tem vontade de viver, são inertes, nada excita e nada broxa a pessoa deprimida, como se a vida fosse cinza, inodora e insípida. Mas nem todo deprimido pode ser um suicida ( até por não ter motivação para terminar com a própria vida, que seria um ato de coragem que uma pessoa inerte não tem), e os suicidas nem sempre são pessoas deprimidas, eles são apenas pessoas desesperadas.

Voltando ao livro de Jay Asher, ao ouvir/ler as primeiras fitas de Hannah comecei a achar os motivos dela meio bestas como se fosse apenas de uma menina mimada,(na entrevista no final do livro, Jay Asher diz que a pesquisa que ele fez pra montar os 13 motivos foi com as mulheres da família dele e situações que incomodam as meninas no ensino médio, talvez tenha sido isso que eu achei meio besta e superficial nos primeiros motivos), mas depois de algumas fitas as situações ficam um pouco mais sérias, e me fizeram lembrar o porque eu quis me matar uma vez... Efeito Bola de Neve.

As 13 pessoas que foram motivos para ela se matar fizeram parte do efeito bola de neve na vida de Hannah, talvez o que a pessoa tenha feito não seja realmente sério a ponto de alguém querer se matar, mas desencadeou outras situações, veio em um momento que foi a gota d'água, ou simplesmente ao ver um grito de socorro, não fez nada.

As vezes o futuro suicida só precisa, e as vezes é a unica coisa que precisa, é que alguém preste atenção, que se importe.

Ao longo do livro, nos comentário de Clay ao ouvir as fitas, vemos o quanto ele ficou angustiado, que depois do acontecido ele pensou  " Os sinais estavam ali, ela precisava de ajuda e eu não fiz nada". Esse é o sentimento que paira predominantemente no livro, o sentimento de frustração das personagens por não terem conseguido ajudar, juro que sofri mais com os comentários angustiados de Clay do que com as justificativas de Hannah, apesar de entender e me identificar com eles.

O final foi bem inteligente. E satisfatório.
Gostei bastante da história, apesar de ser triste e angustiante, tocou num assunto de uma maneira que mexeu comigo. Leiam se possível, por favor e preste atenção as pessoas a sua volta.

4 estrelas.

Acompanhe os vídeos no meu canal do Youtube
https://www.youtube.com/user/CavalcanteDayane/

Me adicione no Skoob
http://www.skoob.com.br/usuario/791900-daay




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lídia e Marcenda: Os dois amores em O ano da morte de Ricardo Reis

Escrito por Dayane Soares Cavalcante O presente trabalho vem destacar as personagens femininas no romance  O ano da morte de Ricardo Reis,  de  José Saramago,  suas relações com o protagonista, suas personalidades completamente opostas  e perceber como essas representações do feminino contribuem  para a trama que destaca os últimos meses do ano da vida de Ricardo Reis. O ano da morte de Ricardo Reis  é um romance de José Saramago lançado em 1984 que se propõe a ficcionalizar um dos heterônimos de Fernando Pessoa. O escritor  modernista  teve vários heterônimos com perfis literários diferentes como: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, além do próprio Ricardo Reis; esses, que se destacam entre os mais famosos, tinham uma biografia criada pelo próprio Pessoa para cada um deles. Após a morte do próprio Pessoa, em 1935, seu heterônimo permanece vivo no romance de Saramago. Ele se propõe a contar os últimos meses da vida do, que se passariam no ano de 1936, com a volta do, agora, per

Jane The Virgin

A série Jane The Virgin conta a história de Jane Gloriana Villanueva, uma jovem de família latina que entra nos seus 20 e poucos anos ainda virgem, sonha em ser escritora e mora com sua mãe e sua avó. As três amam novelas e esse é sempre o momento que as três gerações da família Villanueva se aquietam em frente a TV e acompanham todos os escândalos tão comuns no gênero televisivo. O futuro de Jane é comparável a um enredo novelesco quando num futuro próximo ocorre um erro no consultório ginecológico, e mesmo virgem ela engravida. Esse parece ser um spoiler muito grande mas ainda assim não se aproxima nem um pouco das reviravoltas que acontece ao longo da série o até mesmo ao longo da primeira temporada. A série conta com um elenco basicamente latino americano: Gina Rodriguez como Jane Villanueva; Justin Baldoni como Rafael Solano; Brett Dier como Michael Cordero; Andrea Navedo como Xiomara Vilanueva, a mãe de Jane; Ivone Coll como Alba Villanueva, avó de Jane; Jaime Camil

Valorize o formato do seu olho!

Cada olho tem um formato uns mais caidinhos e outros mais saltados, uns mais juntos e outros separados, mas esses não são problemas, apenas devemos saber como valorizar cada formato de olho!! Quer aprender ? Continua LENDO!! Olhos pequenos: Vamos aproveitar quem têm os olhos pequenininhos, pra usar maquiagens que aumentem o seu olhar, pra isso passe uma sombra cintilante até chegar a sobrancelha. Depois contorne a sua linha dos cílios por fora - CIMA E BAIXO - Esfume BEEM. Use lápis bege ou branco na linha d'água que ajuda a abrir o olhar. E Rímel!! Olhos caídos: Pra quem tem os olhos caidinhos como os meus, use sombra clara em toda a pálpebra e no canto interno dos olhos. esfume uma sombra escura rente a linha dos cílios superiores, ultrapassando um pouco o canto externo, para dar a sensação de pálpebra maior, assim tirando a atenção do seu cantinho caído. Aplique bastante rímel apenas nos cílios superiores. Olhos juntos: O truque pra quem têm os olhos juntos é d