Pular para o conteúdo principal

Stephen King mandou escrever, então, escrevi

Olha só quem está de volta!! Sim, eu mesma. Minha versão escritora.
Essa minha versão, apesar de ser uma das mais desejadas e queridas por mim, nunca foi uma das mais bem sucedidas da minha vida. Nunca achei que realmente escrevia bem, mas escrever é uma necessidade do meu ser que fica muito mais enclausurado do que exposto e isso me faz mal, só pode fazer.
Estou tentando voltar a escrever. Preciso escrever melhor já que sou graduando em Letras. E por enquanto escrevo, tão, mas, tão mal que... Coitados dos meus futuros alunos... 
Mas, estou agora lendo um livro do Stephen King, "Sobre a Escrita", em que ele conta como foram os passos para ele se tornar tudo o que ele se tornou como escritor, e os processos criativos que ele usa para a escrever seus livros. É muito fascinante.
Vendo o que ele recomenda como coisas obrigatórias para qualquer um que pretenda escrever alguma coisa na vida, fui identificando que várias delas eu já tenho. Um conhecimento da língua a qual irei escrever, a composição de frases que viram parágrafos e parágrafos que compõem o texto, a leitura incessante (fiquei impressionada ao saber que tenho o mesmo número de leituras anuais que ele, quem diria?), mas algo ainda faltava para eu fazer... Escrever de fato.
A escrita incessante é um exercício que qualquer escritor tem que ter como prática principal, segundo Stephen King, além de te manter afiado e melhorar com a prática,  melhora a escrita e a autoanálise. Mas, essa é a parte fácil, a parte que dá pra começar a fazer a qualquer momento, como agora, esse texto nada mais é do que um exercício. 
Ele também recomenda, seis horas entre escrita e leitura por dia, algo que será um pouco difícil, mas nada impossível.
Porém, de todos os conselhos e todas as coisas que ele indica como práticas de um futuro escritor, me faltam duas que, na minha opinião são cruciais: criatividade e coragem.
Criatividade, sendo óbvia demais, é algo mais que necessário, já tentei escrever de tudo: contos, crônicas, ficção, posts em blogs, reflexões no facebook, enfim... mil e uma coisinhas que nunca foram boas o suficiente.
E ainda me falta coragem, para começar a escrever, para me dedicar a isso de maneira mais profunda, algo que talvez esteja muito mais no meu futuro do que dar aula, coragem para contar ao mundo: "Opa, eu escrevi uns negocinhos que apareceram na minha cabeça, quer ler?". 
O medo de ser julgada de maneira negativa ainda é algo que me impede. Ainda não tenho a capacidade de tornar as críticas alimento para a minha composição. Sou aquela criança que sendo mimada não quer ser contrariada, quando adolescente não quer ser criticada e quando jovem adulta não sabe lidar com a rejeição.
Talvez escrever sobre mim seja mais fácil do que compor isso de maneira ficcional, mas ao mesmo tempo penso (somando isso a falta de coragem): "Quem estaria interessado em ler o que eu tenho para escrever?
Nem eu mesma acho bom tudo aquilo que escrevo."
Ao escrever um parágrafo, deixo ele guardado no meu pendrive, e de tempos em tempos resgato uma coisa ou outra e sempre se repete: escrevo, paro, releio, reescrevo, esqueço, re-releio, re-reescrevo, acho um lixo e jogo fora. Não deveria ser assim, né?
Enfim, o que eu escrevo acho que serve muito mais como forma de desabafo de algo que, para dizer a verdade, nem eu sei o que é, ás vezes sai bastante fácil, como esse texto aqui. Porém, outros dias fica tão difici , tão difícil que é mais fácil desistir.
Sou mestre em desistir de qualquer coisa, mas esse papo fica pra outro texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lídia e Marcenda: Os dois amores em O ano da morte de Ricardo Reis

Escrito por Dayane Soares Cavalcante O presente trabalho vem destacar as personagens femininas no romance  O ano da morte de Ricardo Reis,  de  José Saramago,  suas relações com o protagonista, suas personalidades completamente opostas  e perceber como essas representações do feminino contribuem  para a trama que destaca os últimos meses do ano da vida de Ricardo Reis. O ano da morte de Ricardo Reis  é um romance de José Saramago lançado em 1984 que se propõe a ficcionalizar um dos heterônimos de Fernando Pessoa. O escritor  modernista  teve vários heterônimos com perfis literários diferentes como: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, além do próprio Ricardo Reis; esses, que se destacam entre os mais famosos, tinham uma biografia criada pelo próprio Pessoa para cada um deles. Após a morte do próprio Pessoa, em 1935, seu heterônimo permanece vivo no romance de Saramago. Ele se propõe a contar os últimos meses da vida do, que se passariam no ano de 1936, com a volta do, agora, per

Jane The Virgin

A série Jane The Virgin conta a história de Jane Gloriana Villanueva, uma jovem de família latina que entra nos seus 20 e poucos anos ainda virgem, sonha em ser escritora e mora com sua mãe e sua avó. As três amam novelas e esse é sempre o momento que as três gerações da família Villanueva se aquietam em frente a TV e acompanham todos os escândalos tão comuns no gênero televisivo. O futuro de Jane é comparável a um enredo novelesco quando num futuro próximo ocorre um erro no consultório ginecológico, e mesmo virgem ela engravida. Esse parece ser um spoiler muito grande mas ainda assim não se aproxima nem um pouco das reviravoltas que acontece ao longo da série o até mesmo ao longo da primeira temporada. A série conta com um elenco basicamente latino americano: Gina Rodriguez como Jane Villanueva; Justin Baldoni como Rafael Solano; Brett Dier como Michael Cordero; Andrea Navedo como Xiomara Vilanueva, a mãe de Jane; Ivone Coll como Alba Villanueva, avó de Jane; Jaime Camil

Valorize o formato do seu olho!

Cada olho tem um formato uns mais caidinhos e outros mais saltados, uns mais juntos e outros separados, mas esses não são problemas, apenas devemos saber como valorizar cada formato de olho!! Quer aprender ? Continua LENDO!! Olhos pequenos: Vamos aproveitar quem têm os olhos pequenininhos, pra usar maquiagens que aumentem o seu olhar, pra isso passe uma sombra cintilante até chegar a sobrancelha. Depois contorne a sua linha dos cílios por fora - CIMA E BAIXO - Esfume BEEM. Use lápis bege ou branco na linha d'água que ajuda a abrir o olhar. E Rímel!! Olhos caídos: Pra quem tem os olhos caidinhos como os meus, use sombra clara em toda a pálpebra e no canto interno dos olhos. esfume uma sombra escura rente a linha dos cílios superiores, ultrapassando um pouco o canto externo, para dar a sensação de pálpebra maior, assim tirando a atenção do seu cantinho caído. Aplique bastante rímel apenas nos cílios superiores. Olhos juntos: O truque pra quem têm os olhos juntos é d